Minhas Questões :   
Todas
Não resolvidas
Resolvidas (0)
Acertei (0)
Errei (0)
Questões por página

Já sou cadastrado

EMAIL  
SENHA

ESQUECI A SENHA

Total de questões encontradas ( 367156 )   
Questão Q367131            Acertos : 50 %        Erros : 50 %        Quantidade de usuário que responderam : 2
CADASTRO : 10 / 05 / 2020
DISCIPLINA : PORTUGUÊS
Assunto : MORFOLOGIA

Considerado o contexto, é correto afirmar:

a ) (linhas 5 e 6) Em o pensamento católico medieval insistiu no tema da miséria e da indignidade do homem, a substituição das expressões grifadas pelos adjetivos ?miserável? e ?humana? mantém o sentido original.
b ) (linhas 5 e 6) No segmento insistiu no tema da miséria e da indignidade do homem, a palavra destacada foi empregada para designar especificamente a ?situação de extrema necessidade material?.
c ) (linha 8) No segmento sozinho, apenas por si mesmo, substituindo a expressão destacada por ?só consigo próprio?, o sentido original mantém-se rigorosamente o mesmo.
d ) (linhas 12 a 14) Em que lhe propicia ocasiões de pecado ou de esquecimento da necessidade de salvação, a conjunção destacada introduz uma conseqüência de fato anterior.
e ) (linhas 17 a 19) Em Essa é justamente uma das contradições mais fecundas apresentadas pelo universo religioso medieval, o advérbio destacado contribui para a expressão de uma avaliação pessoal do autor.


Questão Q367130            Acertos : 50 %        Erros : 50 %        Quantidade de usuário que responderam : 2
CADASTRO : 10 / 05 / 2020
DISCIPLINA : PORTUGUÊS
Assunto :

Consideradas as ocorrências citadas e o contexto, é correto afirmar:

a ) (linhas 18 e 22) Os dois-pontos, nas duas passagens, servem para anunciar uma citação, palavras de outro autor.
b ) (linhas 11 e 12) Em todo um estilo de vida de que ele é, simultaneamente, o produto..., o segmento grifado pode ser substituído, sem prejuízo do sentido original, por ?da qual?.
c ) (linhas 18 e 19) Se a idéia expressa em a foto (...) propõe ao eleitor a sua própria efígie fosse considerada uma hipótese, a forma verbal a ser usada de modo adequado seria ?proposse?.
d ) (linha 24) A forma eleger-se a si mesmo indica que aquele que faz a ação é o mesmo que a recebe, e a si mesmo repete a informação dada pelo pronome se.
e ) (linhas 24 e 25) A locução vai conceder foi empregada para expressar idéia hipotética, pouco provável de se realizar.


Questão Q367129            Acertos : 33.33 %        Erros : 66.67 %        Quantidade de usuário que responderam : 3
CADASTRO : 10 / 05 / 2020
DISCIPLINA : PORTUGUÊS
Assunto :

Ambos os verbos indicados entre parênteses adotarão obrigatoriamente uma forma do plural para preencherem, de modo correto, as lacunas da frase:

a ) Não se ...... (dever) esperar das autoridades policiais qualquer medida que combata na raiz as causas que qualquer um de nós ...... (poder) atribuir às omissões da sociedade.
b ) Para fatos brutais, como o assassinato do casal de namorados, não ...... (concorrer) causa isolada, ou aleatória; o que os ...... (motivar) é um conjunto de fatores sociais.
c ) Quando a todos ...... (convir) eliminar de vez a violência, a todos ...... (sensibilizar) a adoção de reformas profundas na vida social.
d ) Mesmo se ...... (vir) a se reduzir pela metade, os índices de violência ...... (haver) de refletir um quadro absolutamente escandaloso.
e ) Parece que já não nos ...... (impressionar), a nós todos, tal estatística de violências banalizadas; será preciso que nos ...... (alcançar), a cada um de nós, a dor da tragédia?


Questão Q367128            Acertos : 33.33 %        Erros : 66.67 %        Quantidade de usuário que responderam : 3
CADASTRO : 10 / 05 / 2020
DISCIPLINA : PORTUGUÊS
Assunto :

Está correto o emprego de ambas as expressões sublinhadas na frase:

a ) Os delitos onde ocorre a participação de menores costumam causar maior escândalo diante da opinião pública.
b ) A mais grave sanção à qual se pode estender a um menor é a de reclusão, cujo o período máximo é o de três anos.
c ) A atividade criminosa, pela qual muitos menores são compelidos, é promovida por maiores de idade, com os quais a penalização é muito mais severa.
d ) Se a repressão policial é uma medida da qual não se pode abrir mão, a inclusão social é um desafio para o qual não se pode fazer vista grossa.
e ) A redução da maioridade penal, na qual há tantos defensores, pode ser uma medida inócua, pela qual muitos venham a se arrepender.


Questão Q367127            Acertos : 66.67 %        Erros : 33.33 %        Quantidade de usuário que responderam : 3
CADASTRO : 10 / 05 / 2020
DISCIPLINA : PORTUGUÊS
Assunto :

A precisa convicção de que não será reduzindo a maioridade penal que o envolvimento de jovens em crimes deixará de existir é defendida com o seguinte argumento:

a ) o recrutamento de menores para a prática de crimes só será incrementado, a curto prazo, se ocorrerem medidas que visem à inclusão social.
b ) o recrutamento de menores, promovido pelos bandidos, passaria a ocorrer em faixas de idade ainda mais reduzida.
c ) as soluções drásticas, ditadas pelo clima de emoção, contrariam o princípio da racionalidade, que é básico no Direito.
d ) todas as crianças infratoras passariam a ser encarceradas na Febem, recebendo os mesmos tratamentos que sofrem os criminosos nos presídios.
e ) todas as crianças infratoras perderiam de vez o direito à assistência pedagógica, deixando de ser reconhecidas como seres em formação.