Minhas Questões :   
Todas
Não resolvidas
Resolvidas (0)
Acertei (0)
Errei (0)
Questões por página

Já sou cadastrado

EMAIL  
SENHA

ESQUECI A SENHA

Total de questões encontradas ( 1300 )   
Questão Q367153            Acertos : 60.87 %        Erros : 39.13 %        Quantidade de usuário que responderam : 23
CADASTRO : 10 / 05 / 2020
DISCIPLINA : PORTUGUÊS
Assunto : MORFOLOGIA

Considere as seguintes frases:

I. Dom Geraldo disse que os congressistas deveriam se esforçar para melhorar a educação dos menores.

II. Dom Geraldo é da opinião de que não basta baixar a idade penal para resolver o problema.

III. Para dom Geraldo, a força da mídia e a violência dos crimes recentes podem influenciar as pessoas.

A palavra para está empregada para indicar finalidade somente em

a ) I.
b ) II.
c ) III.
d ) I e III.
e ) I e II.


Questão Q367131            Acertos : 50 %        Erros : 50 %        Quantidade de usuário que responderam : 2
CADASTRO : 10 / 05 / 2020
DISCIPLINA : PORTUGUÊS
Assunto : MORFOLOGIA

Considerado o contexto, é correto afirmar:

a ) (linhas 5 e 6) Em o pensamento católico medieval insistiu no tema da miséria e da indignidade do homem, a substituição das expressões grifadas pelos adjetivos ?miserável? e ?humana? mantém o sentido original.
b ) (linhas 5 e 6) No segmento insistiu no tema da miséria e da indignidade do homem, a palavra destacada foi empregada para designar especificamente a ?situação de extrema necessidade material?.
c ) (linha 8) No segmento sozinho, apenas por si mesmo, substituindo a expressão destacada por ?só consigo próprio?, o sentido original mantém-se rigorosamente o mesmo.
d ) (linhas 12 a 14) Em que lhe propicia ocasiões de pecado ou de esquecimento da necessidade de salvação, a conjunção destacada introduz uma conseqüência de fato anterior.
e ) (linhas 17 a 19) Em Essa é justamente uma das contradições mais fecundas apresentadas pelo universo religioso medieval, o advérbio destacado contribui para a expressão de uma avaliação pessoal do autor.


Questão Q367087            Acertos : 33.33 %        Erros : 66.67 %        Quantidade de usuário que responderam : 3
CADASTRO : 10 / 05 / 2020
DISCIPLINA : PORTUGUÊS
Assunto : MORFOLOGIA

Está correto o emprego de ambos os elementos sublinhados na frase:

a ) A CNBB, cuja a cúpula acabou de se manifestar, mostrou-se intransigente por qualquer medida radical que venha a prejudicar os menores infratores..
b ) A matéria de que dizem respeito 58 dos projetos tem a ver com a redução da maioridade, na qual os bispos da CNBB posicionaram-se desfavoravelmente.
c ) Os projetos de redução de maioridade, cuja tramitação está acelerada, não contam com a simpatia de quem deseja uma política de inclusão dos menores carentes.
d ) A força da mídia, à qual nem todos mostram consciência, costuma ser decisiva nos momentos onde a opinião pública está emocionalmente abalada.
e ) É um mito imaginar de que basta reduzir a maioridade penal para que os problemas da delinqüência juvenil, que sua existência ninguém nega, sejam definitivamente resolvidos.


Questão Q367062            Acertos : 50 %        Erros : 50 %        Quantidade de usuário que responderam : 2
CADASTRO : 10 / 05 / 2020
DISCIPLINA : PORTUGUÊS
Assunto : MORFOLOGIA

Naturalmente, o uso da fotografia eleitoral supõe uma cumplicidade: a foto é espelho, ela oferece o familiar, o conhecido, propõe ao eleitor a sua própria efígie, clarificada, magnificada, imponentemente elevada à condição de tipo. É, aliás, esta ampliação valorativa que define exatamente a fotogenia: ela exprime o eleitor e, simultaneamente, transforma- o num herói; ele é convidado a eleger-se a si mesmo, incumbindo o mandato que vai conceder de uma verdadeira transferência física: delega de algum modo a sua raça.

No fragmento acima, o autor, ao

a ) empregar o advérbio Naturalmente, manifesta sua concordância com a prática corriqueira do uso eleitoreiro da fotografia do candidato.
b ) fazer menção ao espelho, deixa entrever que o leitor é levado a se identificar com o retrato do candidato, vendo a si próprio de maneira engrandecida.
c ) referir-se a cumplicidade, deixa claro que, em épocas de eleição, os conchavos entre candidatos e eleitores são conscientemente aceitos por estes últimos.
d ) usar a construção imponentemente elevada à condição de tipo, denuncia que a imponência da foto mascara a desconsideração que o candidato tem pelo eleitor comum.
e ) aludir a herói, afirma sua convicção de que esse termo só pode ser aplicado àqueles que se elegem por si mesmos, sem transferir para uma foto traços que não lhe são próprios.


Questão Q367028            Acertos : 50 %        Erros : 50 %        Quantidade de usuário que responderam : 2
CADASTRO : 10 / 05 / 2020
DISCIPLINA : PORTUGUÊS
Assunto : MORFOLOGIA

Transpondo-se para a voz passiva a frase A força da mídia e a violência dos crimes recentes podem influenciar as pessoas, a forma verbal resultante será

a ) podem ser influenciadas.
b ) poderiam ser influenciadas.
c ) pode ser influenciado.
d ) podem ter influência.
e ) podem ter sido influenciadas.